O que é cloud server? Entenda!

Você sabe o que é cloud server? Esta opção de hospedagem que vem crescendo na preferência das empresas. Entenda como ela funciona, e quais seus benefícios!

O cloud server é uma opção de hospedagem que vem crescendo bastante na preferência das empresas. O servidor cloud traz algumas vantagens em relação à outros tipos de hospedagem, como o servidor dedicado. Entenda o que é cloud server, e veja como ele vai lhe ajudar a não ter problemas com seu web app!

O que é cloud server?

O servidor cloud ou (cloud server) é uma hospedagem na internet que utiliza diversos computadores interligados para executar as mesmas tarefas que antes seriam executadas numa única máquina.

Ou seja, você utiliza a hospedagem como se estivesse lidando com um único servidor. Mas, na verdade, esse servidor utiliza recursos de vários servidores diferentes. Essa técnica é chamada de cloud computing (computação em nuvem).


Leia também


Resumindo, cada servidor cloud é um servidor virtual que utiliza recursos seus (e de outros servidores) para rodar suas aplicações.

Em alguns aspectos, os cloud servers funcionam da mesma forma que os servidores físicos, mas tem algumas diferenças bem específicas. Quando você opta por um servidor cloud, você está contratando um espaço num servidor virtual, em vez de alocar um servidor físico (como acontece na hospedagem dedicada).

É possível, inclusive, contratar um servidor cloud por apenas algumas horas, por exemplo, quando você espera ter um aumento de visitas.

cloud server

Quando escolher um cloud server?

O servidor cloud é uma boa opção para empresas de pequeno e médio porte, que não possuem estrutura para possuir e manter um data center. Afinal, armazenagem e backup de arquivos digitais (documentos, imagens, planilhas, etc) é uma necessidade comum a todas empresas, e nesse cenário, o servidor cloud é uma boa saída.

Se você possui uma aplicação web ou site que utilize um ambiente de produção com recursos muito específicos, ou que execute tarefas que exijam muito do servidor (como renderização de vídeo, por exemplo), contratar um servidor dedicado é a melhor alternativa para não ter problemas no futuro.

As vantagens do cloud server

O cloud server tem algumas vantagens bem interessantes. A principal é facilidade para escalar os recursos, garantindo sempre o desempenho da sua aplicação. Também é mais barato para fazer um upgrade (ou downgrade) que a contratação de um server físico.

Como o serviço é oferecido por várias empresas, você tem opção de comparar os planos de hospedagem e os preços de cada uma até encontrar aquela que se adapte ao seu orçamento.

tipos de servidores

A tarefa de escolher uma hospedagem dedicada cloud adequada para sua necessidade é difícil, e pode ser demorada. Não faça uma escolha errada: Veja o que você deve levar em conta na hora de contratar um servidor dedicado (físico ou cloud).

Qual a diferença entre cloud server e cloud computing?

Apesar dos nomes parecidos, contratar um cloud computing não é o mesmo que contratar um serviço de cloud server.São coisas distintas, e cada um tem o seu objetivo.

Mas você sabe qual a diferença?

O cloud server, como explicamos anteriormente, é uma forma de hospedagem no qual os aplicativos web são armazenados num ambiente de computação em nuvem. Portanto, o servidor cloud utiliza máquinas virtuais para fornecer serviços na nuvem.

Já o cloud computing, por outro lado, é o conjunto de tecnologias que possibilita o funcionamento de aplicações distribuídas em diferentes servidores, compartilhando seus recursos (como memória e processamento).

Em outras palavras, as tecnologias de cloud computing é que permitem a existência de serviços como o servidor cloud.

Veja algumas diferenças entre elas:

  • Cloud computing requer grande capacidade de processamento e armazenamento. Cloud server, por outro lado, usa mais o espaço.
  • Cloud computing é normalmente utilizado por grandes empresas para processar grandes quantidades de dados. Cloud server, por outro lado, pode ser usado por empresas ou por pessoas físicas.
  • Cloud server tem o propósito principal de fornecer armazenamento de arquivos e disponibilidade, enquanto a cloud computing fornece principalmente capacidade de processamento (por exemplo, aplicações de Big Data).

Quer entender melhor a cloud computing? Este post aqui do Guia Info explica bem o que é a cloud computing.

Contrate hospedagem com quem entende do assunto

Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma excelente sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.

E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.

Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!

Resumindo

O cloud server é uma forma de hospedagem onde seus arquivos são armazenados na nuvem. Isso significa que eles não estarão num servidor específico, mas sim em vários ao mesmo tempo. Por mais que pareça esquisito, par ao usuário final é como se estivessem todos num mesmo computador. A facilidade de aumentar os recursos e a alta disponibilidade são as principais vantagens desse tipo de hospedagem.

Tópicos relacionados

  • cloud server vantagens
  • servidor cloud pra que serve
  • cloud server o que é

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2024

Melhor linux para netbook em 2024

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!