5 dicas para economizar carga da bateria do notebook

Sabia que a bateria do seu notebook pode render mais? Separamos 5 dicas simples para fazer a carga da bateria do seu notebook durar mais tempo!

Em casa, na escola, no trabalho… Os notebooks facilitam as nossas vidas. Basta colocar debaixo do braço para levá-lo a qualquer lugar. Mas toda essa alegria vira tensão quando a carga da bateria chega ao fim. É um verdadeiro terror quando o alerta de bateria fraca aparece bem no meio daquele relatório importante. E sem uma tomada por perto, então… que desespero!

Então que tal fazer com que a carga da bateria do seu notebook dure mais tempo? Enquanto não temos baterias infinitas, podemos tomar alguns cuidados para consumir menos energia da bateria do notebook, resultando em mais tempo de trabalho (ou diversão).

Confira 5 dicas simples que você pode fazer para que a carga da bateria não acabe no pior momento possível.

Como fazer a carga da bateria durar mais

A bateria do notebook é a principal responsável pela praticidade dos notebooks. Dependendo da capacidade da bateria, uma carga completa pode suportar o seu notebook por várias horas.

Com alguns cuidados simples, você vai conseguir fazer a bateria do seu notebook aguentar o máximo de tempo possível. Confira com a gente!

bateria do notebook

1. Carregue seu notebook adequadamente

Programe-se para carregar a bateria do seu notebook antes de sair. Dessa forma, seu notebook estará pronto para te atender. A fabricante Dell, por exemplo, recomenda manter a bateria cheia antes de levar o notebook para viagem.

E não tenha medo de esquecer o notebook carregando na tomada: As baterias atuais param de carregar depois que estão cheias. Mas não mantenha a bateria cheia o tempo todo, isso irá comprometer o desempenho deste componente.

Caso perceba que você está recarregando a bateria em intervalos mais curtos, é sinal de que chegou a hora de substituir sua bateria. Na hora de escolher as baterias substitutas, prefira as de íon de lítio (Li-Ion), que são mais duráveis.

2. Use o modo de economia de energia

O sistema operacional do seu notebook possui um modo de trabalho pensado para gastar menos bateria. O modo de economia de energia vai reduzir o ritmo de componentes internos, desligar recursos desnecessários, entre outras ações para que a bateria dure mais tempo.

Em alguns sistemas, o gerenciador de energia é ativado automaticamente quando tiramos o notebook da tomada. Em outros, ele deve ser acionado manualmente nas configurações ou painel de controle.

3. Otimize o brilho da tela

Com a chegada dos monitores de LED, a qualidade da imagem deu um salto ao mesmo tempo que trouxe alta eficiência energética. Mesmo assim, a tela do notebook pode ser a vilã do consumo de energia da sua bateria. A dica é escurecer a tela do notebook, pois quanto mais alto estiver o brilho, mais energia será consumida.

Altere as configurações do seu sistema operacional para ele desligar a tela nos instantes que não estiver usando o notebook. Assim você poupa mais alguma carga da bateria.


Leia também


4. Desligue recursos e aplicativos desnecessários

As conexões de Wi-Fi e Bluetooth gastam bateria dos seu notebook. E quando não estão sendo usados, esses dois recursos ficam constantemente buscando conexões.

Por isso, quando precisar usar a carga da bateria do seu notebook ao máximo, desligue o Wi-Fi e Bluetooth do seu notebook. Se o seu notebook tem leitor de CD/DVD, não deixe nenhum disco de dentro do compartimento, pois eles são (desnecessariamente) acionados vez ou outra.

Outros recursos como retroiluminação do teclado e iluminação traseira também devem ser desligados para o bem da sua bateria.

Aplicativos executados em segundo plano e outras tarefas do sistema operacional (como atualização do sistema) também podem ser desativados para preservar a carga da bateria do seu notebook por mais tempo. Procure o gerenciador de tarefas do sistema operacional.

5. Desconecte acessórios e periféricos

Para que a carga da bateria do notebook dure mais tempo, desconecte todos os acessórios do notebook que você não estiver usando. Mesmo sem estarem em uso, os acessórios consomem energia da bateria.

Procure não conectar dispositivos móveis ao notebook a todo o momento, pois eles vão sugar a bateria do seu notebook para recarregar a bateria deles.

Quanto tempo dura a carga da bateria?

Após uma carga completa na bateria do seu notebook, ela deve alimentar o seu laptop entre uma e dez horas. Claro, esse tempo varia de acordo com os componentes do notebook, tipo e idade da bateria, capacidade (mAH), e do que está rodando no notebook.

Por exemplo, assistir um vídeo consome mais bateria do que digitar um documento no MS Word.

Como você já deve saber, a capacidade de reter carga da bateria diminui ao longo do tempo. Com isso, vamos aumentando a frequência com que precisamos carregar a bateria do notebook.

Agora você sabe que quanto mais softwares estiverem abertos no notebook, menos tempo a bateria vai manter a carga. Outros fatores que reduzem a carga da bateria são o brilho da tela, uma conexão Wi-Fi ativa para serviço de Internet e se você está consumindo mídia. Cada um deles também reduz a vida útil da bateria.

Você vai gostar

O que é cloud server? Entenda!

O que é cloud server? Entenda!

Você sabe o que é cloud server? Esta opção de hospedagem que vem crescendo na preferência das empresas. Entenda como ela funciona, e quais seus benefícios!