O que é IaaS, e como economizar com TI!

Com tantos tipos de cloud, é difícil escolher uma opção de cloud computing. Entenda as diferenças e identifique qual atende melhor sua necessidade!

O surgimento de novas demandas por parte das empresas e a popularidade da computação em nuvem fez surgir diferentes modelos e estratégias de implantação de serviços. Para cada necessidade, são disponibilizados diferentes níveis de gerenciamento, flexibilidade e controle para o contratante. Entenda melhor os diferentes tipos de cloud computing.

Ah, e se você está chegando agora e não sabe o que é a computação em nuvem (ou cloud computing), nuvem privada ou híbrida, etc, dê uma pausa aqui e leia este post.

Mas será que você não precisa de um servidor cloud? Sim, é diferente. Entenda o que é um servidor cloud neste post.

Tipos de cloud computing

Para você tomar a decisão correta na hora de contratar um serviço de cloud computing, é importante entender as diferenças entre três conceitos: infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço. Só assim você vai poder identificar qual solução atende melhor suas necessidades.

Infraestrutura como serviço: O que é IaaS?

A infraestrutura como um serviço (também chamada de Infraestructure as a Service, ou IaaS), fornece os componentes básicos da TI para acesso pela internet e, normalmente, provê acesso (virtual ou por hardware dedicado) a recursos de rede e computadores e espaço para  armazenamento de dados.

A infraestrutura como serviço oferece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os seus recursos de TI. A manutenção é tranquila porque se assemelha bastante aos recursos de TI atuais. Ou seja, muitos profissionais já trabalham de forma semelhante nos departamentos de TI mundo afora.


Leia também


No modelo de infraestrutura como serviço (Infrastructure as a service, ou simplesmente IaaS), uma empresa terceira fornece hardware, software, servidores, armazenamento e outros componentes de infraestrutura para sua empresa.

A empresa contratada para fornecer a IaaS também pode ser responsável pelas aplicações e por tarefas relacionadas à manutenção, backup, redundância, dentre outros.

Um dos grandes benefícios da contratação de cloud computing tipo IaaS é a alta escalabilidade e possibilidade de ajustes sob demanda. Se sua aplicação pode sofrer sobrecargas temporárias de acesso, por exemplo, uma plataforma IaaS é bastante indicada.

Normalmente, os serviços de IaaS são pagos conforme o uso (por hora, semana ou mês). Outros provedores cobram pelo espaço utilizado. De qualquer forma, esse tipo de contrato permite sua empresa economizar, pois não precisa gastar com infraestrutura ou equipamentos caros e desnecessários. Entre as empresas que oferecem cloud computing estão a Amazon Web Services (AWS), Windows Azure, Google Compute Engine, Rackspace Open Cloud, e IBM SmartCloud Enterprise.

cloud computing

Plataforma como serviço: O que é PaaS

A plataforma como serviço (ou PaaS, de “Platform as a service”) é um modelo de cloud computing que entrega aplicações na internet. Neste modelo, mais usado por desenvolvedores, uma empresa de cloud computing oferece o hardware e o software. Desta forma o desenvolvedor está livre de precisar montar o hardware e configurar o software na própria empresa para criar ou rodar uma nova aplicação.

Como você pode perceber, o objetivo do modelo PaaS não é substituir toda a infraestrutura de TI da empresa. O que as companhias fazem é deixar nas mãos de um provedor PaaS alguns serviços específicos. Por exemplo, um ambiente para desenvolvimento Java. Para muitas empresas, uma aplicação com requisitos específicos de hardware/software ficará mais barata se hospedada fora. Se esse é o seu caso, o PaaS é a solução.

Algumas empresa que oferecem plataformas na modalidade PaaS são a Appear IQ, Mendix, Amazon Web Services (AWS) Elastic Beanstalk, Google App Engine e Heroku.

Software como um serviço: O que é SaaS?

Por último temos o software como serviço (Software as a Service, ou SaaS). Este modelo de cloud, como o nome diz, é aquele em que uma empresa terceira fornece e hospeda aplicações e as disponibiliza para os clientes pela internet.

O modelo SaaS livra as empresas do processo de instalação e execução de aplicações em seus servidores próprios. Em vez de você adquirir mais hardware para servir uma aplicação, você pode contratar um serviço SaaS e pagar apenas pela hospedagem. Elimina custos com aquisição de hardware, manutenção e reduz problemas com upgrades.

Apesar do nome “diferentão“, vemos bastante oferta de SaaS por aí. Sabe o serviço de webmail pago, com funcionalidades premium? É SaaS. Sabe aquele CRM 100% online que você viu o banner por aí? É SaaS. Esses editores de foto online que cobram mensalidade? São SaaS!

Existem aplicações entregues como serviço de diferentes finalidades. E-mail, gestão de vendas, relacionamento com clientes, gestão financeira, recursos humanos, colaboração e muito mais. Entre os maiores fornecedores de SaaS estão a Salesforce, Oracle, SAP, Intuit, Google e Microsoft.

notebook Samsung

E não é só isso…

Além dos três principais modelos, o foco cada vez maior em atender demandas específicas está gerando alguns tipos de serviços de cloud computing com foco bem definido. Veja dois exemplos:

– Database as a Service (DaaS): Como o nome já diz, o DaaS define o fornecimento de serviços de armazenamento e acesso de grandes volumes de dados.

– Testing as a Service (TaaS): Para desenvolvedores, esse tipo de serviço provê um ambiente criado para que o cliente possa testar suas aplicações num servidor especialmente para tal.

Resumindo

Com o desenvolvimento do cloud computing, surgiram diferentes formas de aproveitar todo o poder computacional que ela oferece. Cada tipo se preocupa em atender um conjunto bastante específico de necessidades. Dessa forma, temos oInfraestructure as a Service (IaaS), o Platform as a Service (PaaS), e o Software as a Service (SaaS). Cabe ao contratante definir bem seus requisitos e objetivos, e assim identificar o tipo de cloud que mais se adequa às suas necessidades.

Tópicos relacionados

  • IaaS o que é
  • o que é PaaS
  • o que é SaaS
  • IaaS PaaS SaaS qual contratar
  • IaaS PaaS SaaS qual melhor
  • para que serve Infraestructure as a Service IaaS
  • para que serve Platform as a Service PaaS
  • para que serve Software as a Service SaaS
  • benefícios Infraestructure as a Service IaaS
  • benefícios Platform as a Service PaaS
  • benefícios Software as a Service SaaS

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2024

Melhor linux para netbook em 2024

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!