Faça essas 3 coisas antes de vender notebook usado

Tá pensando em vender seu notebook usado? Evite dor de cabeça: Descubra 3 coisas importantes que você deve fazer antes de entregar seu notebook!

Chegou a hora de se desfazer do seu velho notebook, companheiro de tantas jornadas. Sim, é triste eu sei. Mas antes que você entregue para o novo dono, tem 3 coisas importantíssimas que você precisa fazer antes de vender notebook usado. Veja as dicas e fique atento!

3 coisas que você precisa fazer antes de vender notebook usado

Essas dicas servem para quem vai passar o notebook para outro dono, independente de você estar vendendo ou doando seu laptop para alguém. Preste atenção nessas dicas e evite constrangimentos!

ASUS Transformer

Leia também


Faça uma cópia dos seus arquivos importantes

Sim, eu sei que esse item pode não ser novidade, mas tem muita gente que não lembra de fazer backup dos arquivos que estão no notebook antes de passá-lo para frente. Fotos, documentos, arquivos do trabalho ou da escola, favoritos do navegador… Prepare um HD externo (ou alguns DVDs) e vasculhe todas as pastas, mesmo as mais improváveis, e verifique se não tem nada importante lá.

Nesse momento, costumamos deletar algumas coisas sem o backup. Tome cuidado com o que você vai descartar, pois comigo sempre acontece deprecisar daquele arquivo apagado 5 minutos atrás.

Formate o HD e elimine seus arquivos

Após salvar seus arquivos, faça a formatação completa do notebook. Apague tudo e reinstale os drives e programas básicos. Caso você tenha pouca intimidade com informática e não saiba fazer isso, contrate alguém que formate o notebook para você.

Formatado, você entrega o aparelho como se estivesse novo, e ainda sabendo que não tem nenhuma informação sua nas mãos de desconhecidos. Sem falar que tem comprador que prefere pegar um notebook já formatado, ou seja, isso pode ser uma vantagem na hora da venda.

Caso você queira garantir que ninguém vai recuperar seus arquivos apagados, tem alguns programas que fazem a formatação de baixo nível no HD, impedindo que dados sejam recuperados após a formatação.

Dell Latitude

Capriche na garibada

Mesmo que você utilize seu notebook em ambientes limpos, mesmo que você cuide bem… não tem jeito: Junta um monte de pó na tela, no teclado, na carcaça. E, convenhamos, ninguém gosta de sujeira. Um notebook sujo não causa uma boa impressão, nem vende fácil.

Por isso é importante dar uma geral nele antes de vender notebook usado. Procure e compre produtos específicos para limpeza da tela, do teclado, etc. Se você manjar dos paranauês eletrônicos, limpe os componentes internos também (placa mãe, ventoinha, etc).

Com certeza vai melhorar bastante a aparência do note, e não deixa uma má impressão sobre seu zelo com o equipamento.

Resumindo

Se você vai se desfazer do seu notebook, tem três coisas importantes que você deve fazer: primeiro, backup dos seus arquivos; segundo, formatar o notebook; terceiro, uma boa limpeza interna e externa.

Tópicos relacionados

  • vender notebook
  • como fazer para vender notebook
  • doar notebook

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2022

Melhor linux para netbook em 2022

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!