Servidor dedicado: Benefícios e vantagens!

Em dúvida sobre a hospedagem da sua aplicação web? Confira os principais benefícios do servidor dedicado, e descubra porque vale a pena contratá-lo!

Se você possui aplicações pesadas, que consomem muitos recursos computacionais, contratar um servidor dedicado é a melhor alternativa. Entretanto, os benefícios que você obtêm ao utilizar servidores dedicados vão além disso, envolvendo outros aspectos que não podem ser deixados em segundo plano. Confira servidor dedicado benefícios de se contratar.

O que é servidor dedicado?

Servidor dedicado é um computador contratado ou designado para executar uma tarefa – seja rodar uma aplicação, servir arquivos, e-mails, etc. Se você quiser saber mais sobre o que são os servidores dedicados, pare sua leitura aqui e veja este post antes de continuar.

Servidor dedicado: benefícios

Desempenho

Como dissemos logo no início, o que as empresas mais buscam nos servidores dedicados é alavancar o desempenho das aplicações web. De fato, servidores normalmente tem uma configuração parruda, e ter um equipamento desse inteiro à sua disposição vai permitir expandir os limites de sua aplicação. Melhorar o desempenho é um dos principais benefícios do servidor dedicado.

Segurança

Um dos grandes benefícios do servidor dedicado em relação à hospedagem compartilhada, é que a segurança dos servidores dedicados é bem maior. Para começar, você não vai ter ‘vizinhos’ no mesmo servidor para bisbilhotar sua hospedagem ou dar brechas que possam colocar todos do servidor em risco. Com mais espaço e recursos, você vai poder montar uma verdadeira fortaleza para proteger seus dados.


Leia também


Acesso

Tanto para você e sua equipe, quanto para os usuários, o acesso em servidores dedicados mantém índices superiores de qualidade e velocidade de acesso. E se algo não estiver bem, você poderá fazer as otimizações necessárias, instalar ferramentas, etc.

Flexibilidade

Essa é para os programadores. Com liberdade sobre o servidor e suas configurações, sua equipe poderá customizar o servidor de acordo com sua aplicação. Instalar novas linguagens de programação e bancos de dados, módulos, atualizações, frameworks e muito mais. Numa hospedagem compartilhada, você só usa o que já estiver instalado (para não comprometer outros usuários). Contratando o seu servidor dedicado, você instala nele o que você precisar.

cloud server

Escalabilidade

Imagina que alegria se sua aplicação web virar o novo Google, ou o novo Facebook. Legal né? Mas você terá que pensar na escalabilidade disso tudo. Agora me diga: É mais fácil escalar (ampliar) uma aplicação numa hospedagem compartilhada… ou numa dedicada? A escalabilidade é mais um dos benefícios do servidor dedicado.

Espaço

Você vai ter o servidor inteiro para seus arquivos, elevando ao máximo o espaço de arquivos disponível. É tudo seu! E se for pouco, em algumas empresas de hospedagem você pode solicitar a adição de HDs ao servidor.

Preço

Na maioria dos casos, a análise de custo-benefício mostra que a contratação de servidores dedicados são um bom investimento, principalmente neste cenário de equipes de TI cada vez mais reduzidas. As vantagens são grandes, principalmente quando consideramos os custos de manutenção.

Aproveitando, uma dica: Não escolha sua hospedagem apenas em razão dos preços; analise bem o que você precisa em termos de processamento e espaço, para que o barato não saia caro.

Contrate servidor dedicado com quem entende do riscado

Se você procura um bom servidor dedicado, nós temos uma sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.

E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.

Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!

Resumindo

O servidor dedicado traz benefícios interessantes para quem não quer ter problemas com seu app web. Desempenho, segurança, flexibilidade e escalabilidade são alguns dos benefícios de se contratar um servidor dedicado.

Tópicos relacionados

  • servidor dedicado beneficios
  • servidor dedicado vale a pena
  • servidor dedicado é bom

Você vai gostar

O que é cloud server? Entenda!

O que é cloud server? Entenda!

Você sabe o que é cloud server? Esta opção de hospedagem que vem crescendo na preferência das empresas. Entenda como ela funciona, e quais seus benefícios!