O que é Servidor dedicado? Descubra!

Você sabe o que é servidor dedicado? Ele pode ser importante para sua aplicação web. Entenda tudo sobre servidor dedicado nesse post. Boa leitura!

O servidor dedicado é um computador de alto desempenho disponível 24 horas para  processamento de dados ou armazenamento de arquivos. Assim podemos resumir a resposta da pergunta do título ‘O que é Servidor dedicado‘. Mas tem muitas outras coisas que é interessante você saber a respeito de servidores dedicados. Continue lendo!

Vamos começar do início…

Imagine que você acabou de criar um site, e deseja publicá-lo para que todos acessem pela internet. Para isso, você vai precisar contratar um serviço de hospedagem, ou seja, uma empresa estruturada para tal tarefa (como a Hostgator), que irá fornecer um local na internet (como se fosse uma pasta do computador) onde serão colocados os arquivos da sua aplicação web. Essa “pasta” para suas aplicações pode estar um servidor compartilhado ou num servidor dedicado.


Leia também


O que é servidor compartilhado?

Um servidor de arquivos, normalmente, possui uma enorme capacidade de processamento e armazenamento, sendo capaz de rodar e servir várias aplicações e sites simultaneamente. Por isso, são as empresas de hospedagem de sites que geralmente oferecem esse tipo de hospedagem. O servidor compartilhado é o suficiente para sites de empresas de pequeno/médio porte, ou para sites pessoais.

Servidores

Para as empresas de hospedagem, compartilhar a estrutura entre diversos clientes acaba barateando os custos de hospedagem. Basta imaginar que com apenas um servidor eles podem manter centenas de sites.

Nesse caso, sua aplicação vai estar no mesmo servidor que várias outras. Como dito acima, para a maioria das aplicações e sites isso não é problema, porém pode ser ruim para sua empresa ou para sua aplicação se considerarmos fatores como performance, segurança, aumento de escala, etc. Quem sabe seja melhor ter um lugarzinho só seu…

O que é Servidor Dedicado?

Agora o termo ‘servidor dedicado‘ faz sentido né? Se você não quer dividir processamento com outras aplicações, você pode contratar uma hospedagem dedicada para você, ou seja, um computador inteiro para rodar sua aplicação. Você terá liberdade de adicionar recursos, escalar sua aplicação como quiser, implementar a segurança como desejar, etc.

servidor de arquivos

Pense num e-commerce bem sucedido, por exemplo. Esse tipo de site não pode ter limitações de infra, de acesso, de disponibilidade… ou clientes ficarão insatisfeitos.

E isso significa menos vendas, queda de faturamento, prejuízo e mais um monte de coisas ruins. Acho que você já deve ter percebido que sites de e-commerce são bons exemplos para o uso de servidores dedicados. Assim, novos recursos poderão ser alocados, ou otimizações realizadas de forma rápida e irrestrita. E sem depender da boa vontade da empresa de hospedagem.

Se você é um desenvolvedor que não entende nada de infra (como eu), não se preocupe: Algumas empresas de hospedagem dedicada oferecem o serviço de configuração do servidor pra você. Basta relacionar os requisitos que sua aplicação precisa, subir os códigos e partir para o abraço. Curtiu?

É isso e muito mais

Como você deve ter percebido, estamos conversando aqui no contexto de aplicações web. Entretanto, o conceito de servidor dedicado é um pouco mais amplo.

As empresas também podem ter servidores dedicados. Um computador dentro da empresa que trabalhe exclusivamente como repositório de arquivos é um servidor dedicado. E ele pode ser um computador simples, um desktop. Ou seja, o conceito não está necessariamente ligado à capacidade de processamento, mas sim ao fato dele focar numa tarefa.

Contrate hospedagem com quem entende do riscado

Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.

E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.

Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!

Resumindo…

Servidor dedicado é um computador reservado para atender a uma necessidade, ou a um cliente. Além do servidor dedicado, temos o servidor compartilhado, que atende a múltiplas necessidades (ou múltiplos clientes, no caso dos servidores de hospedagem).

Tópicos relacionados

  • servidor dedicado o que é
  • servidor compartilhado o que é
  • diferença servidor dedicado e servidor compartilhado
  • qual é melhor servidor dedicado ou servidor compartilhado

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2022

Melhor linux para netbook em 2022

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!