Notebook Celeron é bom? Estava procurando um notebook novo bom e barato para home office por estes dias, e me espantei com o tanto de opções nas lojas com processador Celeron, da Intel.
Como ele é um processador de menor desempenho, geralmente compõe os aparelhos mais baratos.
E a partir de 2023, os processadores Celeron e Pentium vão se chamar simplesmente “Processador Intel” para facilitar a escolha dos consumidores em busca de notebooks econômicos.
Vamos conhecer este processador, e descobrir se ainda vale a pena comprar um notebook com processador Celeron em 2024.
O que é Intel Celeron?
Celeron é a linha de processadores mais básicos da Intel. É como se fosse o carro modelo Fiat Uno dos processadores.
O primeiro chip Celeron foi lançado em 1998, baseado em um processador Pentium II, e os mais recentes processadores Celeron são amplamente usados em Chromebooks e notebooks de baixo custo.
Ainda hoje em pleno 2024, os processadores Celeron geralmente têm menos recursos que outros (como cache e clock).
Por um lado, isso prejudica o desempenho, mas por outro reduz o preço por conta da arquitetura mais simples.
Leia também
- Fácil: Como colocar ponto de interrogação no notebook!
- Linguagem Swift: Livros PDFgrátis para iniciantes!
- Como vender notebook usado na internet
- 5 dicas para economizar carga da bateria do notebook
- Mochila para Notebook: Como Escolher a Melhor!
Vale ressaltar que a Intel continua atualizando seus processadores Celeron todos os anos junto com as outras linhas de processadores mais poderosos.
Os fabricantes de notebooks gostam de usar o Celeron porque ele custa menos, e também pelo seu baixo consumo de energia, proporcionando maior tempo de uso da bateria.
As versões do Celeron criadas para notebook carregam o prefixo “N”. Nos notebooks a venda no Brasil (como este modelo da Samsung), o modelo de Celeron mais presente é o N4020, que pode chegar a 2.8GHz de velocidade (quanto maior esse número, melhor).
Embora o processador Celeron consiga executar vários aplicativos de forma satisfatória, ele apresenta sérias limitações de performance.
Os notebooks com Celeron normalmente tem entre 2 e 4 GB de RAM, o suficiente para navegar na internet e usar o pacote Office, por exemplo. Pode não ser a opção mais aconselhável, mas vai dar conta do trabalho.
Considerando o fator custo-benefício, o processador Intel Celeron vale a pena para usuários que precisam de um notebook para o básico.
Se o orçamento estiver muito apertado, minha sugestão é avaliar a compra de um notebook usado com processador Core i3 ou superior. Mas Celeron… definitivamente não.
O que dá pra fazer num notebook Celeron
Em poucas palavras: Um notebook Celeron é bom para uso escolar básico ou para seus avós navegarem na web. E qualquer coisa além disso vai exigir muita paciência da sua parte.
Com apenas dois núcleos, o Intel Celeron não é um processador para projetos complexos. Se você está pensando em editar fotos ou vídeos, trabalhar com modelagem 3D ou CAD, esqueça: É melhor gastar um pouco mais com um notebook equipado com processador Core i3 ou superior.
Os notebooks com processador Celeron são projetados para lidar com cargas de trabalho leves, como digitar textos, planilhas básicas, e navegar na internet. Por isso, é comum encontrar esses processadores em Chromebooks, os computadores para acessar a internet.
Falando sobre games, tecnicamente você até pode rodar jogos em um Celeron, mas nenhum título AAA recente. Os games atuais exigem pelo menos 4 núcleos de CPU.
Jogos como Age of Empires 4, Minecraft, Fortnite e CS:GO teoricamente podem rodar numa CPU dual-core. Não espere uma experiência de alto nível, mas pode rodar na configuração mais baixa.
Você vai encontrar notebooks Celeron de marcas como Positivo, Multilaser, Samsung, entre outras.
Qual melhor processador: Pentium ou Celeron?
Como vimos, o processador Intel Celeron deixa o desempenho de lado para focar em baixo custo, mobilidade e eficiência de energia. Por isso é tão usado em notebooks.
Já o processador Pentium, por outro lado, também tem algum cuidado com o quesito mobilidade, mas apresenta uma melhora de desempenho em comparação com o Celeron.
O notebook com processador Pentium fica entre o Celeron e o Core i3.
O notebook com processador Pentium é um pouco mais caro, mas geralmente oferece melhor desempenho por vir com pelo menos 4 GB de memória RAM. Ainda não são notebooks poderosos, mas permitem executar aplicativos de escritório com mais agilidade.