Como vender notebook usado na internet

Quer vender notebook usado na internet? Muita calma nessa hora: Antes de anunciar, confira essas dicas para você por a mão no dinheiro rapidinho!

Pensando em vender notebook usado que está encostado aí na sua casa? Ou tá precisando fazer uma graninha com seu laptop? Se você não é mestre em marketing ou não tem experiência com venda de notebooks, vamos dar algumas dicas de como vender notebook usado na internet para você por a mão no dinheiro rapidinho.

Como vender notebook usado?

A boa notícia é que os notebooks são produtos muito procurados para compra. Com certeza, nesse momento tem alguém em busca do modelo que você pretende  oferecer. A má notícia é que tem bastante gente vendendo também. Ou seja, você tem que sair na frente da concorrência e se destacar para conseguir vender antes que eles roubem seu possível cliente. Confira essas dicas!

Antes de vender seu notebook, confira também 3 coisas que você precisa fazer antes de vender notebook usado para não ter problemas depois!


Leia também


Avalie as condições do notebook

Antes de vender notebook usado é preciso se certificar que ele está funcionando adequadamente e se há danos externos (como arranhões ou riscos). Sugiro pedir a opinião de outras pessoas para ajudar a avaliar o estado do notebook. Você tem laços afetivos com o equipamento, provavelmente vai avalia-lo além do que ele realmente merece.

notebook Benq

Procure por defeitos como um arranhado, um amassado, um defeito da tela, etc. Isso vai te ajudar a descrever melhor o produto para os interessados, e alertá-los sobre o estado do aparelho. Ter a caixa e o manual ajudam a vender. Essa é uma boa dica para vender notebook usado.

Se o aparelho não estiver em boas condições, ou não estiver funcionando bem, pode ser que você não consiga vender, ou nem deva. Além de não receber boas propostas, corre o risco de ter problemas com o comprador mais tarde. Nesse caso, faça o descarte adequado ou doe para alguém que esteja precisando.

Faça boas fotos do notebook

Se você pode anunciar o notebook em sites da internet ou grupos da família e amigos no whatsapp; então a foto será o primeiro contato dos interessados no seu produto. E tenha certeza que uma foto interessante vai gerar bons resultados para você. Somos seres visuais, então conquiste o comprador pelos olhos.

notebook Asus

Mostre vários ângulos do notebook, inclusive com ele funcionando. Ah, e se o seu notebook tiver algum trincado, rachado ou arranhado, fotografe também para mostrar o problema e evitar reclamações posteriores do tipo “mas eu não sabia que estava assim“.

E nada de divulgar o seu notebook usando fotos de produtos novos retirados de sites de lojas online. Isso não passa uma boa impressão sobre você e sobre o produto; as pessoas preferem ver o produto real, mesmo que não esteja em estado de novo.

Defina um valor compatível

Eu sei que você adora o seu notebook, e que ele tem um valor sentimental pra você. Mas infelizmente, o comprador não vai querer pagar por isso. Então seja realista na hora de calcular o valor da venda.

Outra coisa: sinto dizer, mas você não vai conseguir vender seu notebook usado pelo preço de novo. O notebook saiu da loja, tá perdendo valor. Pesquise o valor atual do seu laptop nas lojas online para ter uma noção de preços. Se tiver acessórios, inclua também no pacote.

E seja realista, considerando o tempo de uso, estado de conservação e possíveis probleminhas que ele apresente.

Pense assim: Se você fosse o comprador, quanto pagaria pelo seu notebook?

Considere deixar uma margem para negociação, pois sempre vão oferecer um valor menor do que você está pedindo, ou chorar um desconto.

Anuncie na internet

Para vender notebook usado você pode anunciar em sites de classificados online. Os mais conhecidos são o Mercado Livre e OLX, mas pode ser que tenha algum outro site aí na sua região que também seja interessante anunciar. Grupos do Facebook, Instagram e outras redes sociais também podem ajudar a encontrar um comprador para o seu laptop.

anúncios OLX

O melhor é que esses sites são gratuitos, e você consegue alcançar um monte de gente. Para não atrair pessoas erradas, cadastre corretamente o seu produto, colocando também seus dados de localização (endereço) para que pessoas próximas a você encontrem seu anuncio. Use as lindas fotos que você produziu e faça uma descrição honesta para o seu produto.

Aqui, reforço a importância da honestidade: Não adianta querer enganar ou esconder alguma coisa, pois é certeza que uma hora a casa cai. Seja verdadeiro para que as pessoas sejam honestas com você também.

Veja como os outros anunciam os produtos deles e tente seguir um exemplo que tenha te chamado atenção. Se funcionou com você, vai funcionar com outras pessoas também.

anúncios Mercado Livre

Depois de publicado o anuncio, fique atento às perguntas que os visitantes possam fazer. As vezes as pessoas podem ter alguma dúvida, ou querer detalhes de algo que não está bem claro na descrição. Dê atenção a quem pergunta sobre seu produto e ganhe a confiança do público.

Divulgue para conhecidos

Aproveite que seu anuncio está online e divulgue para seus amigos e familiares também. Pode ser que o comprador esteja mais próximo do que você imagina. É fácil e rápido: Copie o link do seu anúncio e poste nas redes sociais e grupos do whatsapp.

Avalie as ofertas

Você está vendendo, alguém quer comprar. Nesse momento, vai acontecer uma negociação, pois o comprador quer pagar menos, o vendedor não quer abrir mão do seu valor. E os dois querem sair ganhando.

Muita gente vai oferecer um valor abaixo do preço que você estabeleceu, e muita gente vai oferecer produtos de menor valor como parte do pagamento. Cabe a você decidir se a proposta é interessante ou não.

Avalie as ofertas com bom senso. Pode ser melhor baixar um pouco o valor e vender o produto do que bater o pé em cima do preço original e não achar um comprador que aceite.

Achei um comprador \o/

Ótimo, objetivo atingido! Defina a forma de pagamento,  e como será a entrega do notebook. Mas antes de entregar seu notebook, confira essas 3 coisas que você precisa fazer antes de vender notebook usado para não ter problemas depois!

Se o comprador mora na mesma cidade, fica mais fácil; basta combinar um local (de preferencia um lugar movimentado, como praça ou shopping) para o pagamento e entrega do notebook. Se possível, teste o aparelho com a pessoa para evitar confusões depois.

Samsung Style S50

Se o comprador for de outro lugar, jamais envie o produto sem receber ao menos uma entrada do valor – melhor ainda se puder exigir o pagamento do valor total. Para enviar por transportadora, embale bem o produto, evitando danos no trajeto da entrega.

Pode ser que o comprador queira estabelecer um trato de devolução caso não goste do produto. Aí a negociação é com vocês.

Resumindo

Para vender notebook usado, você deve em primeiro lugar fazer uma avaliação honesta do seu notebook, para definir o estado de conservação. Depois, faça fotos bonitas do notebook. Quanto mais bonitas, melhor para vender notebook usado. O próximo passo é definir um preço justo pelas condições do aparelho. Faça um anúncio na internet, e divulgue para parentes e amigos. Avalie as ofertas que receber, e por fim estabeleça como será a entrega do seu notebook ao comprador.

Tópicos relacionados

  • como vender notebook usado
  • notebook usado olx
  • notebook usado mercado livre
  • vender laptop usado

Você vai gostar

O que é cloud server? Entenda!

O que é cloud server? Entenda!

Você sabe o que é cloud server? Esta opção de hospedagem que vem crescendo na preferência das empresas. Entenda como ela funciona, e quais seus benefícios!