O que é cloud computing? Entenda!

O que é cloud computing, ou computação na nuvem? É um conjunto de computadores que trabalha como se fossem um único computador. Entenda esse conceito!

Se você utiliza aplicações web comuns, como redes sociais e webmail, você já está aproveitando os benefícios da computação em nuvem. Uma plataforma de serviços em nuvem oferece acesso rápido a recursos de TI, tanto para apoiar uma operação na sua empresa quanto para rodar um site que compartilha fotos com milhões de usuários. Vamos ver mais sobre o que é cloud computing.

O que é cloud computing?

A cloud computing – também chamada de computação em nuvem – é uma técnica de compartilhamento de recursos entre computadores, que são interligados pela internet. São vários computadores trabalhando juntos de forma integrada, mas quando você utiliza, parece estar numa única máquina.

Assim, quando você acessa uma foto armazenada num servidor cloud, você pode estar utilizando recursos de várias máquinas. Pode ser que até o arquivo esteja sendo “montado” com partes vindas de diferentes servidores.

cloud computing

O serviço de computação em nuvem normalmente é oferecido por hosts especializados. Assim, pequenas e médias empresas não precisam saber a fundo o que é computação em nuvem, nem investir em servidores, nem perder tempo com manutenção e gerenciamento de hardware.

Contratando uma hospedagem cloud, você adquire recursos computacionais na medida do que precisa para sua aplicação ou para o funcionamento da sua empresa. E o mais interessante, paga apenas pelo que precisar, podendo alterar a quantidade de recursos para mais ou para menos quando quiser.

Como funciona a cloud computing?

O mais importante é saber que o cloud traz uma maneira fácil de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e aplicações pela internet. Veja neste vídeo uma explicação bem bacana sobre o que é cloud computing.


Leia também


Tipos de nuvem

Como você pode imaginar, a arquitetura da computação em nuvem é bem flexível. Basicamente, podemos implementar e utilizar três tipos de cloud computing. Vamos descobrir quais são:

Nuvem (cloud)

A nuvem “normal” é a que contratamos de provedores de hospedagem, como Google, Amazon ou Microsoft. A nuvem que contratamos  dessa forma não está alocada na nossa empresa, e sim num datacenter em algum (ou vários) lugar(es) do mundo.

Pela internet, nós podemos gerenciar todo o ambiente através do painel de controle, aumentar ou diminuir a capacidade de processamento e armazenamento, etc.

Mas não sabemos onde está nossa hospedagem. Isso pode ser um risco de segurança, no caso de armazenamento de dados importantes. No entanto, esse modelo possui o melhor custo beneficio, pois você não precisa investir em hardware, manutenção, equipe… e ainda paga exatamente pelo que vai usar.

Nuvem privada (private cloud)

Uma empresa pode construir sua nuvem particular, utilizando os servidores do seu próprio parque. Assim, além do controle total sobre a infraestrutura na qual ela se sustenta, também podem ser consideradas políticas da empresa (como segurança). Aliás, a segurança de dados sensíveis é um dos motivos que levam as empresas a criar sua nuvem local em vez de contratar uma.

Por demandar aquisição de equipamentos, software e capacitação da equipe, a nuvem privada tem um custo alto. Microsoft, IBM e HP são algumas empresas que oferecem soluções para criação de private clouds.

Nuvem híbrida (hybrid cloud)

Na nuvem híbrida, você tem a trabalha com a nuvem local e “pública” em conjunto. Nesse caso,  as empresas guardam os dados importantes em nuvens locais, e o que é de acesso público em nuvens “públicas”.

As hybrids clouds permitem usar o que cada uma das nuvens privadas e “públicas” tem de melhor. Por isso, esse modelo faz sucesso nas empresas.

No caso de uma necessidade temporária, por exemplo, a nuvem hibrida vai ajudar a desafogar sem a necessidade de investimento em hardware e serviços. Mas, fica a dica: seu desempenho está altamente relacionado à qualidade da sua implementação. Por isso, preste atenção para que não haja problemas na passagem de dados entre uma nuvem e outra.

Qual a diferença entre cloud server e cloud computing?

Apesar dos nomes parecidos, contratar um cloud computing não é o mesmo que contratar um serviço de cloud server.São coisas distintas, e cada um tem o seu objetivo.

Mas você sabe qual a diferença?

O cloud server, como explicamos anteriormente, é uma forma de hospedagem no qual os aplicativos web são armazenados num ambiente de computação em nuvem. Portanto, o cloud server utiliza máquinas virtuais para fornecer serviços na nuvem.

Já o cloud computing, por outro lado, é o conjunto de tecnologias que possibilita o funcionamento de aplicações distribuídas em diferentes servidores, compartilhando seus recursos (como memória e processamento). Em outras palavras, as tecnologias de cloud computing é que permitem a existência de serviços como o cloud server.

Veja algumas diferenças entre elas:

  • Cloud computing requer grande capacidade de processamento e armazenamento. Cloud server, por outro lado, usa mais o espaço.
  • Cloud computing é normalmente utilizado por grandes empresas para processar grandes quantidades de dados. Cloud server, por outro lado, pode ser usado por empresas ou por pessoas físicas.
  • Cloud server tem o propósito principal de fornecer armazenamento de arquivos e disponibilidade, enquanto a cloud computing fornece principalmente capacidade de processamento (por exemplo, aplicações de Big Data).

Quer entender melhor o que é o cloud server? Este post aqui do GuiaNotebook explica bem o que é a cloud server.

Contrate hospedagem com quem entende do riscado

Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.

E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.

Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!

Resumindo

Explicamos neste breve post o que é cloud computing. Também conhecida como computação na nuvem, é uma técnica onde vários computadores diferentes trabalham juntos, de forma integrada. Mas quando você utiliza, parece ser uma única máquina. Vimos também que a cloud computing pode ser pública, privada ou híbrida.

Tópicos relacionados

  • o que é cloud computing
  • o que é computação na nuvem
  • para que serve o cloud computing
  • tipos de nuvem
  • tipos de cloud computing

Você vai gostar

O que é cloud server? Entenda!

O que é cloud server? Entenda!

Você sabe o que é cloud server? Esta opção de hospedagem que vem crescendo na preferência das empresas. Entenda como ela funciona, e quais seus benefícios!