Fácil: Como colocar ponto de interrogação no notebook!

A interrogação sumiu? Veja algumas dicas simples para colocar ponto de interrogação no notebook usando o teclado e outras ferramentas!

Na nossa linguagem escrita, a interrogação é usada para denotar uma pergunta, ou demonstrar um pedido de resposta. Então, como colocar o ponto de interrogação no notebook? Essa é uma dúvida comum, principalmente para quem não está acostumado a usar notebooks e dispositivos portáteis.

Algumas marcas tradicionais no Brasil, como a Samsung, tem modelos de notebooks que não possuem o ponto de interrogação no teclado. Outra situação são os notebooks importados, pois os computadores de fora possuem teclado com layout diferente do ABNT que estamos acostumados.

E tem casos que o motivo é a configuração do teclado, que pode estar em outro idioma. Se você pressiona a tecla correta, mas aparece outro símbolo no seu texto, esse é o seu caso.

Mas é possível usar a interrogação no notebook, mesmo em teclados sem a tecla de interrogação. Vamos ver onde fica o ponto de interrogação no notebook, e outras formas de colocar o ponto de interrogação no notebook caso o seu teclado não tenha a interrogação. Ah e essas dicas que valem para notebooks da Samsung, HP, Acer, Positivo e outras marcas.


Leia também


Onde fica o ponto de interrogação no notebook

Nos teclados de notebook e PCs, o ponto de interrogação (?) fica posicionado na mesma tecla que a barra (/). E onde fica o ponto de interrogação no teclado? Abaixo está uma visão geral de um teclado de computador com a tecla do ponto de interrogação destacada, à esquerda da tecla Shift direita.

onde fica interrogação no notebook

Vale dizer que quando o símbolo está na parte superior ou à direita da tecla, é necessário manter uma tecla “Shift” pressionada para acioná-lo. Por isso, segure a tecla Shift pressionada enquanto digita a tecla do ponto de interrogação para digitar este símbolo.

Como já dissemos, se você pressiona a tecla correta de interrogação, mas aparece outro símbolo no seu texto, talvez seja necessário configurar o seu teclado. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Como colocar ponto de interrogação no notebook

Mesmo que você não saiba onde esta o ponto de interrogação no notebook, fique tranquilo. O sistema operacional Windows possui alternativas que permitem usar o ponto de interrogação no notebook. E não é difícil de colocar esses símbolos no seu texto.

Confira três formas de como colocar ponto de interrogação no notebook, usando algumas combinações de teclas, que vão resolver o problema:

1. Atalho para ponto de interrogação no teclado

Muita gente não sabe, mas a maior parte dos símbolos usados ​​em um notebook tem teclas para atalho. Ou seja, quando não temos como usar o ponto de interrogação no notebook com uma tecla própria, podemos usar um atalho.

Assim, o atalho para mostrar o ponto de interrogação é “AltGr + W“.

botao de interrogação no notebook

Assim como no caso do “Shift” na dica anterior, você deve manter pressionada a tecla “AltGr” enquanto digita o “W”. Essa dica é especialmente útil para fazer ponto de interrogação no notebook Ultra e Samsung.

2. Código ASCII

Outro segredo dos caracteres: As letras e símbolos que usamos no teclado possuem um código, chamado ASCII. Você pode aprender mais sobre o ASC na internet.

Nesse momento, só o que precisamos saber é que podemos usar o ponto de interrogação no notebook através de seu código ASCII.

Na tabela ASCII, o ponto de interrogação é o 0063. Veja o passo a passo de como usar esse código. Importante: Para usar essa dica, o seu notebook deve ter um teclado numérico separado.

  • Primeiro, ative o teclado numérico (tecla “Num” ou “NumLock”).
  • Depois, pressione e segure uma das teclas “Alt” (ficam ao lado da barra de espaço).
  • Digite 0063 no teclado numérico (é o código da interrogação).
  • Pronto! Se deu certo, você conseguiu usar o ponto de interrogação.
fazer ponto de interrogação no notebook

3. Copie o ponto de interrogação

Se nenhuma das alternativas acima der certo, e você está com pressa de usar o ponto de interrogação no notebook, copiar o símbolo e colar no seu documento. Aliás, essa dica é uma opção bacana para qualquer outra tecla que vocẽ não esteja encontrando no seu notebook.

Caso tenha acesso à internet, acesse o Google e pesquise por ponto de interrogação.

Depois, basta copiar o símbolo no navegador (selecione o simbolo e pressione “Ctrl + C”) e, de volta ao documento, colar com “Ctrl + V”.

E se não tiver acesso à internet? Então para colocar interrogação no notebook podemos usar um recurso do Windows chamado “Mapa de Caracteres“.

Basta buscar por “caracteres” no Windows, e abrir o “Mapa de Caracteres”. Quando o aplicativo abrir, localize o sinal de interrogação, dê um clique sobre ele (para selecionar o símbolo), clique em “selecionar” e depois “copiar”. Pronto! Agora é colar o símbolo no seu documento, usando “Ctrl + V”.

Bônus: Como usar ponto de interrogação no Word

Se você está digitando um texto do Word, nem precisa sair deste aplicativo para colocar interrogação no notebook. Basta usar a opção de “Símbolo”, que está disponível no menu “Inserir”.

O funcionamento é o mesmo do “Mapa de Caracteres”. Selecione o símbolo desejado (no caso, o ponto de interrogação) e depois, clicar no botão “Inserir”. O Word vai colocar o ponto de interrogação no lugar do seu texto onde o cursor estiver posicionado.

Configurar o teclado no Windows

Se você sabe onde esta o ponto de interrogação no notebook, mas ao pressionar essa tecla aparece outra coisa no seu texto, pode ser que o seu teclado esteja com uma configuração diferente da que usamos no Brasil.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) definiu um layout de teclado específico para nós, chamado “Português-BR”. Esse layout tem teclas que não existem em outros idiomas, como a cedilha (“ç”) e alguns símbolos de acentuação.

Embora ainda seja possível encontrar notebooks com teclado ABNT, atualmente o ABNT2 é o padrão dos teclados no Brasil. E qual a diferença entre o ABNT e o ABNT2? A tecla “AltGr”, que permite utilizar de caracteres extras e outros símbolos.

Agora que tivemos uma rápida aula sobre padrões de teclado, observe no seu notebook se o padrão do teclado está como ABNT/ABNT2.

  • Clique em “Iniciar”, depois em “Configurações”;
  • Na lista de itens que aparece, clique em “Hora e Idioma”;
  • No menu da esquerda, clique em “Idioma”. Deve aparecer o idioma como “Português”; se estiver outro idioma aí, você já achou onde está o problema;
  • Clique em “Opções”;
  • Em “Teclados”, clique no botão “Adicionar um teclado”;
  • Localize a opção ABNT ou ABNT2 e clique para selecionar;
  • Pronto!
configurar teclado do notebook

Prefere ver em vídeo? Então confira esse tutorial que mostra de forma bem didática como configurar o seu teclado no PC ou notebook!

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2024

Melhor linux para netbook em 2024

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!