O notebook reembalado é uma opção para quem precisa comprar um laptop novo e está com o orçamento apertado. Porém, muita gente não confia nesse tipo de produto. Seria uma cilada, Bino? notebook reembalado vale a pena? Quais os riscos? Vem com a gente!
Notebook reembalado: O que é?
O notebook reembalado é aquele que a embalagem foi aberta, o produto chegou a ser usado ou testado e, depois, colocado de volta na caixa. É comum acontecer com produtos de mostruário, ou aparelhos que foram devolvidos pelos consumidores após a compra. O notebook reembalado não chegou a pisar na assistência técnica, nem precisou voltar à fabricante.
Aliás, falamos sobre notebooks recondicionados (também chamados de refurbished) aqui no site.
A grande vantagem do reembalado é o preço. Algumas lojas oferecem até 30% de desconto em produtos reembalados. É possível fazer um bom negócio, e adquirir um notebook parrudo por um preço bem atraente. Porém pesquise bastante!
Infelizmente, ao comprar um notebook reembalado você nunca vai ficar sabendo o porquê dele ter sido devolvido. Pode ter sido por uma coisa à toa, ou por algum motivo mais grave.
Um fator negativo é que você não tem muita opção de escolha, pois terá que escolher um dos modelos disponíveis. É uma boa alternativa para quem não está com pressa, pois pode ir consultando os sites até que apareça o notebook ideal em oferta.
Leia também
- Assistência técnica de notebook: Como escolher?
- Pilotar um drone é fácil! Veja dicas
- 5 dicas para economizar carga da bateria do notebook
- Melhor linux para netbook em 2024
- Vai contratar servidor dedicado? Evite esses 5 erros!
Notebook reembalado vale a pena?
Direto ao ponto: Sim, o notebook reembalado vale a pena… se você localizar um produto que atenda à quatro quesitos básicos.
São eles:
Um notebook confiável…
Você reduz os riscos de ter problemas se comprar um notebook de marcas como HP, Dell, Samsung, Sony, etc, porque são notebooks que geralmente dão menos problemas e possuem bons componentes internos. Além disso, possuem uma boa assistência técnica. Ah, preste atenção se o modelo do notebook já saiu de linha.
…numa loja confiável…
Prefira lojas bem estabelecidas, com procedência. Isso evita que você esteja caindo numa roubada, comprando um produto com danos ou falhas graves. Se for loja física, melhor ainda porque você poderá inspecionar o notebook pessoalmente antes da compra – e voltar lá se der problema.
…com alguma garantia…
Observe se a loja oferece alguma garantia para o produto. Caso a loja dê uma garantia menor que a do produto novo, desconfie. E só passe o cartão quando já estiver totalmente ciente da política de devolução e troca da loja. Essa será sua proteção caso esse reembalado seja uma cilada.
…a um preço realmente interessante
Observe se a diferença de preços entre o novo e o reembalado vale a pena. Por exemplo, o SouBarato é um site especializado em produtos usados e reembalados. Mas de barato só o nome, já que os notebooks reembalados à venda por lá custam o mesmo que um novo zero bala que nunca foi aberto.
Comprou pela internet?
Você comprou um notebook reembalado pela internet, e ele finalmente chegou. A primeira coisa a fazer é uma avaliação bem detalhada do aparelho ao recebê-lo. Vá do hardware ao software.
- Verifique se há marcas/rachaduras nas quinas do aparelho, se há arranhões, amassados ou outras marcas. Veja se a bateria está encaixada, e se é original do modelo.
- Ligue o bichinho na tomada, verifique se a bateria funciona, se a tela tem dead pixels, se o teclado está OK, e se o touchpad responde bem.
- Se, ao ligar seu notebook, o sistema operacional cair direto para a área de trabalho (sem passar pelo processo inicial de configuração do sistema), pode ir na pasta ‘Minhas Imagens’ que vai ter
nudesfotos lá. Isso significa que o notebook foi usado por alguém antes, para teste ou como mostruário.
Algumas pessoas não se importam com marcas e arranhões, dead pixels, etc. Mas eu sugiro que você estabeleça um limite do que é aceitável.
Na minha opinião, por exemplo, rachaduras na carcaça do notebook não podem ser aceitas, e justificam a devolução. Mas como o dinheiro não é meu, vai do SEU bom senso definir o que é aceitável ou não.
Qual a diferença entre reembalado e refurbished?
Aproveitando, vamos esclarecer uma confusão que muita gente faz com relação aos termos reembalado e remanufaturado, ou refurbished. A diferença é simples, mas vale a pena estar atento a ela.
O notebook remanufaturado/refurbished é aquele que teve algum problema no teste inicial de uso. Por exemplo, alguém comprou o notebook, e ao testar o produto pela primeira vez, percebeu alguma falha no aparelho.
O notebook remanufaturado foi revisado por um técnico ou mesmo pela fabricante. Ele pode ter sofrido reparos ou troca de componentes. O produto é testado mais vezes antes de ser colocado novamente à venda.
Nos Estados Unidos e outros países, é comum as fabricantes disponibilizarem aparelhos refurbished a preços bem atraentes. Aqui no Brasil, o desrespeito ao consumidor acabou dando uma má fama aos remanufaturados.
Resumindo
O notebook reembalado vale a pena porque trata-se de um notebook que não chegou a passar por assistência técnica. Ainda possui preços até 30% mais baixos se comparado ao mesmo produto novo. Mas para não cair em cilada, procure um notebook de marca confiável, numa loja confiávelcom alguma garantia e por um preço que seja realmente abaixo do valor de um novo.
Tópicos relacionados
- notebook reembalado é bom
- notebook reembalado vale a pena
- notebook reembalados ponta de estoque
- produtos reembalados notebook
- notebook reembalado barato
- comprar notebook reembalado