Compartilhada, VPS, dedicada, cloud: Como escolher a hospedagem certa?

Escolher a hospedagem certa para seu app web pode ser complicado. Listamos as principais opções, e explicamos como elas podem atender sua necessidade!

Para quem não tem experiência, escolher a hospedagem certa para o site da empresa ou aplicação web pode parecer muito confuso. São várias opções, com diferentes configurações e preços… E para piorar, aparecem muitos termos em inglês. Por isso, elaboramos um guia para tentar esclarecer o que significam todos esses termos, e ajudar você a escolher a hospedagem certa para sua empresa, de acordo com o seu projeto.

Como escolher a hospedagem certa?

Para escolher a hospedagem certa, a primeira coisa que você deve fazer é ter em mente os requisitos da sua aplicação.


Leia também


Algumas perguntas que você deve responder: Seu app web vai precisa de softwares ou bibliotecas específicas? Qualquer sistema operacional atende? Vai receber muito ou pouco tráfego? Segurança e disponibilidade são críticos para sua aplicação?

Agora que você tem algumas definições do seu projeto, fica mais fácil identificar o tipo de hospedagem que você precisa.

Confira as opções abaixo e avalie se as características de cada uma delas se encaixam com as necessidades do seu projeto web.

cloud server

Hospedagem compartilhada: o que é

Conhecida como shared hosting, esse tipo de hospedagem é a mais comum. Num mesmo servidor ficam hospedadas vários sites, compartilhando os recursos daquele servidor (memória, processamento, espaço em disco, etc).

Como as empresas de hospedagem gastam menos com esse tipo de hospedagem, ele é o mais barato de todos. Nos sites das empresas que hospedam sites, os preços mais baixos referem-se a esse tipo de hospedagem.

Essa é a melhor hospedagem para empresa de pequeno/médio porte ou sites pessoais. Esses tipos de site possuem volume de acesso moderado, e consomem poucos recursos do servidor.

Como você pode imaginar, há alguns riscos nesse tipo de hospedagem. Algum outro site hospedado no mesmo servidor que o seu pode consumir muitos recursos, travar tudo e derrubar seu site junto. Ou ele pode querer bisbilhotar seu diretório.

Ruim né? Estes são alguns dos problemas desse tipo de hospedagem: falta de segurança, disponibilidade e não permite configurações avançadas no ambiente do servidor.

Hostgator

Hospedagem VPS: O que é

A hospedagem VPS (Virtual Private Server) utiliza uma técnica conhecida como virtualização, onde um servidor é dividido em vários servidores virtuais independentes. Eles continuam compartilhando recursos como processamento e memória, mas cada máquina é isolada das outras. É como se cada conta VPS fosse um servidor independente, embora estejam numa mesma máquina.

Se seu site ou aplicação web usa algum recurso que não está disponível nos planos comuns, essa é uma boa opção de hospedagem para sua empresa. Por exemplo, se sua aplicação foi criada numa linguagem específica, ou precisa usar um banco de dados diferente, esse tipo de hospedagem é a solução.

Na hospedagem VPS, você tem mais capacidade de desempenho (mas menos que o dedicado), mais segurança e (como dito acima) a autonomia para instalar módulos extras, fazer atualizações de sistema, expandir recursos e muito mais.

Mas é claro, você tem que ter conhecimento técnico suficiente para configurar e instalar tudo para que o ambiente fique pronto para rodar seu site. Algumas empresas oferecem o gerenciamento da VPS como opcional.

Por conta dessa autonomia, os planos de hospedagem VPS são um pouco mais caros que as hospedagens compartilhadas comuns, mas para quem precisa dessas vantagens, o valor vale a pena.

Hospedagem dedicada: O que é

Se o seu site ou aplicação web precisa ter alta garantia de desempenho, disponibilidade e segurança, é melhor que ele não compartilhe recursos do servidor com outros sites, nem fique à merce dos problemas que sites de terceiros hospedados na mesma máquina possam causar.

Um e-commerce de alto fluxo, por exemplo, não pode correr o risco de ficar fora do ar por conta de outro site que está consumindo recursos demasiadamente. Nesse caso, ter um servidor dedicado é a melhor hospedagem para empresa.

Um servidor inteiro dedicado pra rodar o seu site ou aplicação, esse é o conceito de servidor dedicado. Um servidor fisicamente separado e alocado para você, com todos os recursos à disposição exclusivamente da sua aplicação.

Assim como no caso da VPS, o servidor poderá ser configurado da forma que você desejar, com os recursos que você quiser. A manutenção e segurança do servidor também é sua responsabilidade, assim você está liberado para erguer uma fortaleza em torno da sua aplicação web.

O servidor dedicado tem duas desvantagens bem evidentes. A primeira é o preço. Ter um servidor só para você não é barato, e isso pode ser um impeditivo para que você contrate esse tipo de hospedagem. A segunda é a necessidade de ter conhecimento técnico em configurações de servidor (tanto para montar o ambiente do servidor, quanto para fazer manutenção quando necessário).

Hospedagem cloud: O que é

Num cenário em que você precisa de altos índices de disponibilidade, uma hospedagem cloud vai ser a melhor opção. A hospedagem cloud usa o conceito de computação em nuvem, onde os recursos de múltiplos servidores são usados para garantir largura de banda e melhorar a redundância. Assim, distribuída em vários servidores, sua aplicação vai estar sempre disponível, mesmo que um destes servidores esteja inoperante.

O termo “nuvem” é usado para designar os serviços de hospedagem fornecidos através da internet.

Mesmo com alguns pontos negativos, como a segurança da aplicação, a hospedagem na nuvem tem muitos benefícios e oferece mais flexibilidade do que os planos de hospedagem compartilhada.

explicamos os conceitos de cloud server, e suas vantagens aqui no site. Inclusive explicamos a diferença entre cloud server e cloud computing. Confira!

Contrate hospedagem com quem entende do assunto

Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma excelente sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.

E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.

Conheça o servidor dedicado da Hostgator, o servidor VPS Hostgator e tenha tranquilidade com seu host!

Resumindo

Se você está em dúvida sobre como escolher a hospedagem certa, mostramos neste post as principais características dos tipos de hospedagem mais comuns do mercado. Falamos sobre a hospedagem compartilhada, VPS, dedicado e cloud. Agora é comparar as características de cada uma com as necessidades da sua aplicação, procurar a Hostgator e pronto!

Tópicos relacionados

  • como escolher hospedagem de site
  • hospedagem de site como funciona
  • hospedagem de site tipos
  • hospedagem de site comparativo
  • hospedagem de site definição
  • hospedagem de site duvidas
  • hospedagem de site como fazer
  • sobre hospedagem de um site é incorreto afirmar que

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2022

Melhor linux para netbook em 2022

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!