5 benefícios do cloud server para sua empresa

Separamos 5 benefícios do cloud server para você entender como essa tecnologia vai ajudar sua empresa a melhorar seus serviços e apps na web. Confira!

Na hora de contratar uma hospedagem, são tantas opções que você pode ficar confuso sobre qual a melhor para atender sua necessidade. A hospedagem cloud é uma das alternativas mais interessantes, pelas vantagens que oferece. Reunimos neste post os cinco principais benefícios do cloud server; Confira como a cloud computing pode fazer a diferença no seu negócio!

O que é um cloud server?

O servidor cloud ou (cloud server) é uma hospedagem na internet que utiliza diversos computadores interligados para executar as mesmas tarefas que antes seriam executadas numa única máquina. Se você não entende muito do assunto, veja este post aqui do Guia Info que explica o que é cloud computing.

Benefícios do cloud server

Confira com a gente a lista das principais vantagens de se contratar um cloud server:

1- Melhor custo-benefício

O principal benefício do cloud server é o custo beneficio que ele oferece. São várias empresas no Brasil e no mundo oferecendo o serviço, então você tem uma diversidade de planos para comparar preços e recursos. O plano de cloud server normalmente é mais barato que o de servidores dedicados.

Até quando falamos de upgrade também há vantagens, se compararmos com um servidor dedicado físico. Na hospedagem com servidor físico, se você precisar de espaço, vai ter que comprar um HD e ficar com ele. E mesmo que a necessidade de espaço maior tenha acabado. No caso do server cloud, você paga apenas quando precisar.

Muitas empresas que utilizam o cloud server também economizam custos com hardware e equipe (suporte e treinamento).


Leia também


2- Mais flexibilidade e escalabilidade

O segundo benefício do cloud server é a escalabilidade que ele propicia, pois recursos extras podem ser alocados quando necessário. Sua capacidade de armazenamento e processamento pode ser expandida ou reduzida, facilmente. E sem desperdiçar dinheiro ou recursos de máquina, de acordo com o que sua aplicação ou site precisa. Em vez de comprar, instalar ou atualizar, você só precisa alterar a sua nuvem.

Assim você ganha tempo para cuidar de outros aspectos do seu negócio. Essa flexibilidade de poder alterar os recursos do ambiente faz a diferença em sites de e-commerces, por exemplo. Esse tipo de site exige mais poder computacional em algumas datas especificas, quando acontecem mais vendas que outras.

cloud computing

3- Mais disponibilidade e redundância

Outro grande benefício do server cloud é a disponibilidade. Como a nuvem é formada por muitos servidores (e sua aplicação está dividida entre eles), a falha de uma máquina é logo resolvida pelas outras.

Apenas comparando, se um servidor dedicado físico tiver problema de hardware, a aplicação vai ficar parada até que o problema se resolva. Imagina a demora se isso envolver compra e troca de peças! No caso do cloud, o gerenciamento de tarefas entre os servidores não via deixar você na mão, garantindo o uptime máximo.

4- Mais liberdade

Ao adquirir sua hospedagem cloud, você tem um lugar só seu, onde pode montar o ambiente de aplicações que desejar. Algumas empresas de hospedagem permitem escolher até qual o sistema operacional utilizar no seu server. Caso sua aplicação ou site exija a instalação de softwares ou bibliotecas muito específicas, o cloud server é uma excelente opção.

5- Mais estabilidade e segurança

A estabilidade da sua aplicação é garantida graças ao isolamento entre os ambientes cloud. Assim, caso outros usuários travem o servidor, sua cloud vai estar protegida e não será impactada graças ao balanceamento dos recursos. Serviços como monitoramento constante da sua cloud, e a recuperação de dados em caso de desastres também são fatores positivos da nuvem.

Os benefícios do server cloud não param por aqui

Esses são alguns dos principais benefícios do cloud server, mas existem outros como redução do impacto ambiental, compartilhamento de arquivos, acesso de arquivos em múltiplos dispositivos simultaneamente, etc.

Contrate hospedagem com quem entende do riscado

Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.

E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.

Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!

Resumindo

Este post mostra 5 benefícios do cloud server para seu negócio. Economia, flexibilidade, possibilidade de escalar sua aplicação, disponibilidade e segurança são alguns exemplos.

Tópicos relacionados

  • cloud server beneficios
  • cloud computing vantagens
  • por que contratar cloud server

Você vai gostar

Melhor linux para netbook em 2024

Melhor linux para netbook em 2024

Qual melhor linux para netbook antigo? São várias opções disponíveis. Confira qual foi a minha escolha após muita pesquisa e testes de instalação!

O que é cloud server? Entenda!

O que é cloud server? Entenda!

Você sabe o que é cloud server? Esta opção de hospedagem que vem crescendo na preferência das empresas. Entenda como ela funciona, e quais seus benefícios!