Um servidor pode ser usado para diversas finalidades, seja na web ou na rede interna das empresas. De acordo com sua finalidade eles podem ser classificados em vários tipos, de acordo com a empresa ou a rede onde está instalado. Separamos neste post os 8 tipos de servidores mais comuns, e que você pode configurá-los em servidores dedicados. Confira!
Tipos de servidores
1- Controlador de domínio
O servidor controlador de domínio (também conhecido como Domain Controller), é aquele onde ficam armazenadas as credenciais dos usuários, grupos, contas dos computadores daquela rede e outras informações. Numa rede Microsoft, é nele que roda o Active Directory (software que faz essa gestão). Ele também é conhecido como servidor de autenticação.
2- Arquivos
Talvez esse seja o tipo de servidor mais comum nas empresas. O servidor de arquivos é a grande base centralizada de armazenamento de documentos e arquivos. Assim os usuários podem editar os arquivos localmente, mas preservando-os no servidor de arquivo para que outras pessoas tenham acesso. Esse servidor deve ter uma política de backup bem definida. Imagina só se uma empresa perde todos seus arquivos?
4- Impressão
Como as impressoras estão cada vez mais network-ready, este tipo de servidor também está ficando muito comum. O servidor de impressões gerencia o funcionamento das impressoras e a fila de documentos para impressão.
5- Aplicações
O servidor de aplicações são aqueles que oferecem aplicações cliente/servidor. Os usuários podem abrir e usar as aplicações nos seus computadores desktop, mas as informações são processadas em servidores específicos para isso, preparados para lidar com grande volume de informação. O servidor responsável por rodar o banco de dados é um exemplo de servidor de aplicações.
6- Comunicação
Esse tipo de servidor permite que os usuários possam acessar os recursos de uma rede à distância (de forma remota). Também pode transitar dados entre servidores distintos – e distantes.
Leia também
- Linguagem Swift: Livros PDFgrátis para iniciantes!
- Pilotar um drone é fácil! Veja dicas
- Vai contratar servidor dedicado? Evite esses 5 erros!
- Como vender notebook usado na internet
- Compartilhada, VPS, dedicada, cloud: Como escolher a hospedagem certa?
7- E-mail
Esse servidor gerencia as mensagens de e-mail dos usuários da rede. No caso de uma rede Microsoft, esse servidor vai rodar o Exchange.
8- Web
Um servidor web vai servir páginas e documentos através do protocolo HTTP. No caso de um servidor Linux, o apache é o software para servidores web mais conhecido (mas existem outras opções).
Contrate hospedagem com quem entende do assunto
Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.
E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.
Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!
Resumindo
Existem vários tipos de servidores, mas alguns são usados em praticamente todas as empresas. O servidor de arquivos, servidor de emails, servidor web são alguns exemplos dos tipos de servidores mais comuns.
Tópicos relacionados
- tipos de servidores
- servidores comuns
- servidores mais encontrados