Notebook Positivo não liga: Veja o que fazer!

O seu notebook Positivo não liga? Calma: temos algumas dicas para você descobrir o que pode estar acontecendo e como resolver o problema. Confira!

Você pressiona a tecla POWER, e o seu notebook Positivo não liga. Medo, temor, raiva… vários sentimentos tomam conta nesse momento. Mas calma, existem alguns procedimentos que os técnicos e o próprio fabricante recomendam fazer antes de jogar a toalha. E pode ser que você mesmo consiga ressuscitar o notebook Positivo que não liga em casa.

Importante: Este não é um texto técnico. Se você é técnico em manutenção de notebooks, não tratamos aqui sobre soluções mais avançadas, como possíveis pontos de solda soltos ou itens da placa que possam estar comprometidos.

Espere: O notebook não liga… ou ele desliga sozinho?

Se o seu notebook chega a ligar, mas passa algum tempo já desliga sozinho, temos outro post que também pode te ajudar. Acesse esse post do Guia Notebook que explica os 5 motivos para o notebook desligar sozinho, e veja como resolver.

Por que o notebook Positivo não liga

Essas falhas normalmente não avisam quando vão acontecer. Quando acontecem ficamos pensando qual tipo de problema o aparelho possui. Na verdade, existem vários motivos que podem estar causando o problema no seu notebook Positivo.


Leia também


As causas mais comuns são:

Problema de alimentação: O seu notebook pode estar com alguma falha na parte de alimentação de energia. Uma falha na tomada ou na bateria podem causar a falta de carga no aparelho, fazendo com que ele não funcione.

Problema de aquecimento: Os eletrônicos possuem dispositivos de segurança que evitam o superaquecimento dos componentes. Se o seu notebook está superaquecendo, ele não vai ligar enquanto sua temperatura interna estiver muito alta.

Problema na tela ou componentes internos: Seu notebook Positivo não liga também se houver algum incidente com componentes internos. Uma solda ou um fio pode soltar, um mesmo queimar algum chipset. Por exemplo, ao usar o notebook sem um filtro de linha ou estabilizador, você está sujeito à oscilação da energia. A qualquer momento, essa oscilação pode causar picos mais altos, fatalmente queimando sua fonte ou algum componente interno.

Pode ser também que o notebook tenha seus componentes internos funcionando, mas a tela não. Isso dá uma falsa impressão de que o notebook inteiro esteja com problema, mas na verdade é o monitor que está comprometido.

Positivo Stilo
Positivo Stilo

Problema no HD do notebook: Quando o laptop liga, acende as luzes, e aparece apenas uma mensagem na tela, o disco rígido pode estar com defeito. Ao ligar seu notebook, uma das primeiras coisas que ele faz é procurar o sistema operacional no HD. Mas se o disco estiver com problema – ou mesmo queimado, o notebook não vai conseguir acessa-lo. E nesse caso, vai aparecer uma mensagem de erro, ou mesmo apenas um underscore “_” piscando.

Como descobrir porque o notebook Positivo não liga

Descobrir o porque o seu notebook Positivo não liga pode ser uma tarefa complicada, já que há inúmeras causas possíveis. Como dissemos, o problema pode ser desde um pino da tomada que está solto, até a queima de um componente interno.

Há uma grande chance de ser algo no hardware interno, na fonte, placa da bateria ou na placa mãe do notebook. Mas nesse caso, só um profissional, com ajuda de um multímetro, vai poder checar se as tensões básicas estão OK, se a alimentação está sendo entregue na voltagem adequada, se algum componente não responde, regravar a BIOS se necessário, etc.

Positivo Stilo
Positivo Stilo

Entretanto, antes de levar ao técnico, você pode fazer alguns testes em casa que podem ajudar a identificar o que não está funcionando, ou mesmo resolver o problema do notebook não liga.

O próprio técnico provavelmente vai fazer alguns desses testes, pois como ele não tem nenhuma pista do que está acontecendo, terá que investigar seu notebook atrás de sinais que o levem à solução do seu notebook positivo não funciona corretamente.

Vamos verificar se o notebook não liga realmente em seis testes, passando pelos problemas mais comuns com notebooks Positivo:

1. O problema pode estar na tomada.

Confira se o carregador está corretamente conectado ao notebook e na tomada. Se estiver, teste outros aparelhos na mesma saída de energia. Se eles também não estiverem funcionando, troque de tomada. Essa solução parece óbvia, mas é comum que aconteça esse tipo de situação.

2. Pode ser que haja algum problema com sua fonte, ou com os cabos dela.

Por isso, verifique se a sua fonte de alimentação está funcionando corretamente. O mau contato do notebook com a tomada pode ser causado pelo isolante dos pinos do plug do carregador. Confira também os pinos dos plugs das tomadas, pois eles podem se soltar. Essa situação é muito comentada nos fóruns sobre o que fazer quando notebook Positivo não liga. Se for o caso do seu aparelho, verifique se os pinos estão fixos na tomada, e movimente o plug para testar se acende a luz de led do aparelho.

Pode ser que o problema esteja nos cabos da fonte do notebook. Balance/torça os fios, conferindo se o LED acende conforme os cabos mudam de posição. Se a luzinha piscar, o problema deve ser mau contato dos cabos; nesse caso, basta adquirir uma fonte nova. Se você tiver outra fonte de notebook disponível, faça um teste com ela. Se mesmo assim seu notebook Positivo não liga, pule para a próxima etapa.

3. Se os cabos estão funcionando, talvez o problema seja a bateria.

Fazer esse teste é simples: Desencaixe a bateria do seu notebook e ligue-o usando a fonte (com energia diretamente da tomada) Caso o seu aparelho ligue normalmente sem ela, então a causa do mau funcionamento é a bateria. Em alguns casos, é possível fazer um reparo na bateria. Mas tem situações em que somente a compra de uma nova bateria irá resolver.

4. Pode ser que haja algum problema com a BIOS.

A BIOS é o chip de inicialização dos periféricos (teclado, monitor, mouse, etc) e está presente em todos computadores. Você pode fazer o teste de duas formas: Se o seu modelo permitir, remova a bateria e com o notebook conectado a tomada, pressione o botão “Liga/Desliga” por 30 segundos. Aguarde alguns minutos, recoloque e tente ligar novamente. Se nada acontecer, vamos tentar de outra maneira: Outra Com o notebook conectado a tomada, deixe o botão “Liga/Desliga” pressionado por um minuto. Em seguida, remova da tomada e pressione o botão “Liga/Desliga” por mais um minuto. Agora, tente ligar o notebook normalmente.

notebook Positivo

5. O notebook parece ligar, mas não funciona

Se o botão “Liga/Desliga” estiver aceso mas o computador não abre a tela inicial significa que o notebook está funcionando, mas não está inicializando.

Se o notebook parece estar funcionando (pisca as luzes, faz o barulho do ventilador/cooler interno), mas sem apresentar mudanças na tela, o problema pode localizado justamente no monitor. Você pode fazer o teste conectando um monitor externo, usando um cabo HDMI ou VGA.

Caso o monitor externo exiba imagem e a tela do notebook não, parabéns: Você acaba de descobrir que o problema é apenas a tela do seu notebook Positivo que não liga. Nesse caso, alguém especializado deverá fazer a substituição do componente.

6. O notebook liga, mas só aparece uma mensagem

Se o seu notebook Positivo liga, mas mostra apenas uma mensagem na tela ou um hífen piscando (não carrega o sistema operacional), pode ser que o problema seja no seu HD (disco rígido). Nesse caso, um técnico irá dizer se tem como recuperar os dados do seu HD, ou se o disco inteiro foi comprometido. Torça para que seu caso seja a primeira opção, pois no caso da segunda, você vai perder todos seus arquivos.

notebook Positivo

Caso nenhuma das anteriores tenha funcionado…

Talvez esteja tudo funcionando no hardware seu notebook, e o problema esteja na parte lógica, mais especificamente no sistema operacional. É comum os arquivos de inicialização (aqueles que carregam o sistema operacional) estarem corrompidos. Alguns vírus de computador são especialistas em causar esse problema. Desligar o notebook bruscamente também favorece que isso aconteça.

Se esse for o problema, você terá que restaurar o seu sistema operacional, renovando os arquivos de inicialização. Em breve vamos falar disso aqui no site. Consulte o manual de instruções do seu notebook, lá você irá encontrar o passo a passo desse procedimento.

Resumindo

Quando o notebook Positivo não liga pode ter vários motivos. Problemas de aquecimento, energia, defeito na tela, etc. Vimos também como descobrir onde está o problema do nosso notebook Positivo. Mas caso essas dicas não resolvam, é melhor levar o seu notebook Positivo para assistência técnica.

Tópicos relacionados

  • notebook positivo não liga
  • notebook positivo não liga a tela
  • notebook positivo não inicializa
  • notebook positivo não carrega e não liga
  • notebook positivo não sai da tela preta
  • notebook positivo não abre o windows
  • notebook positivo nao acende nada
  • notebook positivo não aparece
  • notebook positivo não da boot
  • notebook positivo nao carrega e nem liga
  • notebook positivo não funciona

Você vai gostar