Percebeu o seu notebook esquentando muito? É bom ver o que pode estar acontecendo antes que o pior aconteça. Vamos ver algumas dicas do que fazer quando percebermos o notebook esquentando demais.
Qual a temperatura do notebook?
Antes de mais nada, é importante saber que o notebook esquenta um pouco quando está em funcionamento. É normal. Mas tudo tem um limite.
Um processador executando apenas processos do sistema permanece em torno de 48 a 50 graus Celsius (considerando o hardware mais recente).
A placa de vídeo do notebook é o componente que gera mais calor. Ela fica muito quente se você executar softwares com muitos gráficos, como edição de fotos ou vídeos. A temperatura máxima da placa de vídeo pode passar dos 100 graus Celsius.
Se a temperatura da placa de vídeo em seu notebook ficar muito quente, ele vai iniciar um procedimento de defesa, reduzindo o uso de energia por conta própria até que a temperatura diminua a um patamar seguro.
Se isso não for suficiente para reduzir o calor, o notebook vai desligar e você não vai conseguir ligá-lo novamente até que a temperatura interna volte a um nível aceitável. E é nessa situação que os usuários acessam nosso site atrás de socorro.
Leia também
- Notebook desliga sozinho? Veja a solução!
- Notebook Positivo não liga: Veja o que fazer!
- Seu notebook não liga? Veja como resolver!
- Notebook Dell apitando: Saiba o motivo!
- Upgrade no Notebook: Como saber se é a hora?
Notebook esquentando: Ataque os motivos
O seu notebook esquenta por diversos motivos, técnicos ou não. E vale dizer que você pode ser o culpado desse superaquecimento.
Vamos enumerar abaixo as causas mais comuns do notebook esquentar muito, e assim você saberá o que fazer para evitar prejuízos com seu laptop querido.
Notebook sufocado
Os notebooks geralmente possuem saídas de ar nas laterais, que são importantes para a refrigeração do aparelho. Mas você pode estar tapando essas entradas de ar, sufocando o seu notebook. Como? Quando utiliza o notebook no colo, sobre a cama, almofada ou edredom. Ou ainda obstruindo essas saídas com objetos, como livros e cadernos.
Os pelos, pedaços de linhas, cabelos, pós e outras partículas presentes na sua cama ou almofada podem se acumular no interior do notebook, agravando o quadro de superaquecimento.
Preste atenção se o notebook faz um barulho mais alto quando você está usando o notebook na cama ou sobre a almofada. Pode ser que essa simples mudança de hábito resolva o problema.
Notebook sujo por dentro
O acúmulo de sujeira no interior do notebook é outra causa comum de aquecimento. Mesmo que você só utilize o notebook em local limpo, há vários tipos de sujeiras e partículas que vão entrar no seu notebook. Insetos, por exemplo, podem se alojar no interior do aparelho – e sinto, não tem como evitar.
Além de deixar o notebook mais quente, essa sujeira também pode se alojar na ventoinha do notebook (cooler), até travá-la totalmente. Por isso, é importante fazer a limpeza periódica do seu notebook. Nesse caso, procure um técnico especializado.
Cooler com problema
Seja no notebook, seja com cervejas, problema no cooler não é legal. Piadas a parte, o cooler (também conhecido como ventoinha), tem por objetivo justamente reduzir o calor dentro do aparelho. Se a ventoinha parar ou travar, o seu notebook esquenta muito rapidamente.
A sujeira é a principal inimiga do cooler. Ela pode fazer sua ventoinha enroscar, causando o aquecimento. Mas, como todo componente eletrônico, a ventoinha também pode queimar.
Normalmente, quando exigimos mais do notebook, a ventoinha aumenta sua velocidade para dar conta do recado. Nesse momento, o barulho da ventoinha costuma aumentar. Se o seu notebook não está mudando o tom da ventoinha durante as tarefas pesadas, pode ser que a coitada esteja queimada ou bloqueada. Outro sintoma é o notebook desligando sozinho, como uma forma de se proteger do superaquecimento.
Nesse caso, você deve levar o seu notebook até um técnico, para que ele traga sua ventoinha de volta à vida.
Pasta térmica do processador
A pasta térmica é um fator importante para a manutenção da temperatura dentro do notebook. A pasta térmica costuma ser aplicada entre o dissipador de calor do cooler e o processador. Além de aumentar a aderência entre esses componentes, ainda ajuda na refrigeração.
Só que após algum tempo, a pasta térmica pode acabar secando e perdendo sua capacidade. Daí você já sabe né: O processador pode esquentar além do limite, causando desligamentos ou mesmo danos a outros componentes do computador.
Apesar de muitos vídeos do Youtube ensinarem a fazer isso, evite desmontar o notebook se você não tiver conhecimento de manutenção de computadores. Faça o certo: Leve para um técnico especializado.
Software também tem culpa
Até agora, falamos apenas de hardware, mas existem casos em que o software é o vilão do aquecimento. Isso acontece quando há muitos aplicativos sendo executados em segundo plano. Ou quando o sistema operacional passa a trabalhar exigindo mais poder de processamento do que o necessário. É comum os gamers passarem por isso, ao rodar um jogo acima da capacidade do notebook.
O Windows possui o “Monitor de Recursos”, que permite acompanhar como os componentes do computador (processamento, memória) estão sendo utilizados pelos softwares.
E se nada der certo…
Bom, vimos as causas mais comuns de notebook esquentando. Se mesmo atacando estes fatores o seu notebook ainda esquenta, é melhor levá-lo para assistência técnica. Um profissional qualificado já abriu tantos notebooks superaquecidos, que vai descobrir rapidamente a causa do problema no seu laptop.
Resumindo
Notebook esquentando é um problema comum, que tem a ver com problemas na refrigeração do aparelho. Quando a temperatura interna ultrapassa um determinado limite, o notebook pode até desligar para proteger os componentes do superaquecimento. As causas mais frequentes são sujeira no interior do equipamento, obstrução da ventilação e pasta térmica vencida, dentre outros. Na dúvida, procure um técnico especializado.
Termos relacionados
- notebook esquenta
- notebook esquentando muito
- notebook esquenta e desliga
- notebook esquentando muito e travando
- notebook esquentando muito em jogos
- notebook esquenta muito e desliga
- notebook esquenta quando jogo
- notebook esquentando demais o que fazer
- notebook esquentando muito rapido
- notebook esquentando como resolver
- notebook esquenta e nao liga
- notebook esquentando em jogos
- notebook esquenta demais e desliga sozinho
- notebook esquentando muito quando jogo
- notebook esquenta ate desligar