Os entusiastas de jogos e amantes de filmes que buscam uma experiência mais imersiva com seus entretenimentos têm optado cada vez mais por adquirir monitores curvos.
Um monitor curvo, como o próprio nome sugere, se curva nas extremidades, parecendo envolver você em suas imagens. Contudo, obter essa qualidade de imersão não sai barato. O preço médio de um bom monitor curvo fica acima dos 3 mil reais, com alguns modelos custando mais de 7 mil.
Mas porque é tão caro? Fomos atrás de descobrir. Vem comigo!
Motivos do Monitor Curvo ser tão Caro
Monitores curvos são mais caros por diversas razões, como exigir o uso de mais materiais na fabricação, recursos premium e custos complexos de fabricação, entre outras.
Vamos ver os fatores que explicam o preço elevado dos monitores curvos.
Ser maior custa mais
Os monitores curvos são bem mais longos do que os monitores padrão. Quanto mais longo o monitor, mais curvo ele será. E o aumento do comprimento exige mais materiais de produção, tornando o processo de fabricação mais caro.
A tela de um monitor de 34 polegadas tem aproximadamente 80cm de largura. É muita tela.
Com mais materiais sendo empregados, os fabricantes acabam gastando mais, o que se reflete no preço de venda mais alto dos monitores curvos.
Tela de Altíssima Resolução
Os monitores curvos geralmente são de alta resolução. A resolução se refere ao número de pixels na tela: Quanto mais pixels um monitor possui, melhor é a definição das imagens exibidas.
Os modelos de 34 polegadas, como o Odyssey da Samsung, tem resolução WQHD (3440×1440 pixels). É quase uma tela 4K (a TV 4K da sua sala tem resolução de 3840×2160 pixels).
O aumento no número de pixels requer mais engenharia e fabricação, tornando o processo caro. Como resultado, os monitores com alta resolução geralmente custam mais.
Ajustes de Proporção de Tela
Os monitores curvos não utilizam a proporção de tela padrão de 16:9 (tela panorâmica), que se tornou comum nas TVs de alta definição. Em vez disso, os monitores curvos geralmente adotam uma proporção de tela de 21:9, também conhecida como tela ultra panorâmica.
Essa proporção permite que o monitor estique a imagem sem distorcê-la, oferecendo uma experiência mais envolvente. No entanto, a proporção 21:9 ainda é relativamente rara e, portanto, fabricá-la em monitores curvos requer um investimento adicional.
Taxa de Atualização Alta
A taxa de atualização é outro aspecto importante em qualquer monitor, principalmente nos monitores gamers. Ela determina o quão suave será a ação exibida na tela. Monitores com alta taxa de atualização oferecem uma ação mais fluida e suave em comparação com monitores com baixa taxa de atualização, que podem apresentar imagens mais tremidas.
Para conseguir a alta taxa de atualização, o monitor precisa atualizar a imagem rapidamente, o que requer uma quantidade significativa de recursos do hardware e software do sistema. A taxa de atualização de um monitor é geralmente especificada em Hertz (Hz), e monitores com taxas de atualização mais altas tendem a ser mais caros.
Nas lojas online, você encontra modelos de tela curva de 75Hz (da LG), 144Hz (da Dell) e até 240Hz (Samsung).
Portas e Conexões
O número de portas que um monitor curvo possui também pode influenciar seu preço. As portas são importantes porque determinam os tipos de dispositivos que podem ser conectados ao monitor.
Vale lembrar que alguns dispositivos, como os Macs, requerem um tipo específico de conexão. Se o monitor não possuir a porta de conexão necessária, os usuários não poderão usá-lo com seus Macs.
Cada porta adicional representa mais tempo e recursos investidos no processo de fabricação, resultando em custos mais altos. Essa versatilidade é útil, mas também contribui para o preço mais elevado dos monitores curvos.
Se for Gamer, é Ainda Mais Caro
Os monitores curvos já são caros. Mas se tiver uma etiqueta “gamer”, aí fica mais caro ainda. Embora nem todos os monitores curvos sejam destinados aos jogadores, alguns são produzidos especialmente para esse fim.
Os monitores curvos gamers costumam trazer características de alta qualidade, como taxas de atualização elevadas, alta resolução e outras atribuições destinadas a proporcionar uma qualidade de imagem incrível.
Além disso, os fabricantes acreditam que os gamers tem mais grana para gastar em seus equipamentos, incluindo monitores.
Leia também
- Sem estresse: Como escolher notebook em 2024
- Análise: A melhor impressora para estudantes é da HP!
- Notebook Acer é bom? Veja a análise!
- Suporte para Notebook Barato: Melhores até R$100
- Microfone gamer barato em 2024: Ofertas e como escolher!
A Marca Importa
A marca do monitor curvo também pode impactar o preço. No mundo dos eletrônicos, existem algumas marcas conhecidas e confiáveis, como Samsung, Sony e Asus. Adquirir um monitor curvo de uma dessas marcas geralmente significa gastar um valor mais elevado.
Na sua pesquisa de preços, observe como os monitores curvos mais baratos são de marcas desconhecidas (geralmente chinesas). Embora custem menos, o problema é que essas marcas não oferecem garantia no Brasil.
Nicho de Mercado
Os monitores curvos ainda são relativamente um nicho no mercado mais amplo de monitores. Eles atraem um número seleto de pessoas, principalmente aqueles que buscam experiências imersivas. A maioria das pessoas ainda está satisfeita com monitores planos.
Produtos de nicho costumam ser mais caros porque normalmente apenas algumas empresas os produzem. Nesse cenário, o comprador não tem outra escolha a não ser comprar dessas poucas empresas, o que permite que elas definam preços mais altos para os produtos.
Fabricação Limitada
Isso é uma consequência do item anterior. Diferentemente dos monitores tradicionais, os monitores curvos não são produzidos em grande escala. Eles têm uma produção limitada, já que ainda não conquistaram ampla aceitação entre as massas.
Como a demanda ainda não é tão grande no mercado, os fabricantes são cautelosos em relação à quantidade produzida. Essa limitação de oferta influencia o preço dos monitores curvos. Quando a oferta é menor, os preços tendem a aumentar, tornando os monitores curvos mais caros.
Complexidade nos Custos de Fabricação
Uma última razão para os monitores curvos serem caros está relacionada aos seus custos complexos de fabricação. A produção de um monitor curvo é mais complicada do que a de um monitor plano.
Os fabricantes precisam investir em novos materiais ou aprender a utilizar materiais padrão de maneiras inovadoras, o que implica em custos adicionais. O monitor curvo precisa funcionar de forma eficiente, apesar de sua forma única, o que requer um processo de fabricação mais complexo e dispendioso. Dessa forma, o preço final do monitor curvo é mais alto para compensar esses custos adicionais e únicos de fabricação.
É uma situação em que os fabricantes precisam ajustar os preços para refletir a complexidade da produção desses monitores diferenciados.