Escolher um servidor dedicado que atenda ao seu projeto com custo beneficio adequado pode ser uma tarefa árdua e demorada. Mas, com certeza, você verá os benefícios a longo prazo, conforme seu site ou aplicação cresce. Não se preocupe: Temos algumas dicas para você escolher um servidor dedicado que atenda suas necessidades. Vem com a gente!
Dicas para escolher um servidor dedicado
Confira alguns tópicos que você deve estar atento na hora de escolher um servidor dedicado para contratação. Sugestão: Use esses itens como um check-list e compare as opções/preços entre as empresas de hospedagem.
1. Sobre a Tecnologia
Ao avaliar a tecnologia do servidor dedicado, fique atento a estes itens.
- Sistema operacional: Se você irá rodar aplicações desenvolvidas com ASP.NET, MS SQL Server ou precisa de alguma coisa do IIS, seu servidor deverá ser Windows. Caso você vá usar código aberto, como Apache/PHP/MYSQL (conhecido como LAMP), Node ou Ruby On Rails, um servidor Linux é a melhor escolha.
- Servidor Web e servidor de banco de dados: Dependendo das tecnologias usadas no seu projeto, você pode precisar de muita memória RAM. Aplicações Java ou Ruby são conhecidas pela fome incessante de RAM.
- Desempenho: Para banco de dados SQL, conversão/renderização de vídeo, virtualização, ou aplicações específicas como games ou servidor de chat, é bom contar com um servidor com multi-processadores, como um Xeon octa-core ou superior.
- Largura de Banda: Se você planeja hospedar imagens, multimídia, vídeos ou um servidor de VoIP (como o Asterisk), a largura de banda e a velocidade de uplink fornecidas pelo provedor de hospedagem são fundamentais para evitar lentidão.
- Gerenciamento: Se você não tem a experiência de um administrador de sistemas para gerenciar o servidor, avalie contratar um servidor gerenciado. Uma boa empresa de hospedagem vai oferecer dicas de como fazer balanceamento de carga, clusterização, upgrades, e oferecer um bom suporte.
- Rede: Faça uma comparação entre a localização do datacenter e a localização do seu público-alvo (isso afeta a latência), além da qualidade e solidez do provedor. Fique atento se ele cumpre o compromisso de uptime; muitos prometem 99,9% de disponibilidade, mas na prática não é isso que os clientes recebem
Leia também
- Notebook recondicionado: Tenha cuidado ao comprar!
- Notebook Lenovo é bom? Confira a análise!
- Notebook Acer é bom? Veja a análise!
- Notebook HP é bom? Veja nossa análise!
- Sem estresse: Como escolher notebook em 2024
2. Sobre o Orçamento
Conheça alguns custos que você terá ao adquirir um plano de servidor dedicado, que irão afetar diretamente o custo total da propriedade. Não despreze nenhum destes tópicos!
- Preço mensal: Verifique o tráfego mensal incluído no preço.
- Taxa de instalação: Algumas empresas vão cobrar uma taxa de instalação para deixar o servidor pronto para uso.
- Custos adicionais: Se você precisar de configurações customizadas, alguns provedores de hospedagem vão cobrar por isso.
- Taxas de licenciamento de software: Se o seu projeto utiliza sistema operacional, banco de dados ou algum outro software proprietário, o custo dessa licença será paga por você. Quem vai usar recursos de código aberto normalmente não tem esse problema.
- Custo de upgrade: Avalie e documente a capacidade atual do servidor, e já leve em conta a necessidade de upgrade, como memória ou discos rígidos adicionais. Os custos de upgrade não podem ser um obstáculo para você caso sua aplicação torne-se um sucesso.
- Gerenciamento e serviços adicionais; A maioria dos provedores de hospedagem oferecem pacotes que incluem várias horas de suporte, ou mesmo suporte ilimitado. Para suporte adicional, geralmente é cobrado uma taxa extra.
- Tráfego extra: Alguns provedores oferecem tráfego ilimitado, mas, como nem tudo é perfeito, o tráfego acaba sendo limitado de outras formas (como largura de banda). Verifique qual capacidade de tráfego está incluída na mensalidade, compare com o tráfego que você planeja ter e, em seguida, avalie quanto pode custar se você extrapolar o limite contratado.
Você também precisa considerar esses outros custos, que muitas vezes são esquecidos:
- Custos de escalabilidade: Seu ambiente poderá escalar para lidar com mais tráfego?
- Custos de inatividade: É impossível eliminar completamente o risco de haver uma falha de hardware, mas você pode se precaver contra ele. Faça uma comparação entre o prejuizo que você terá se ficar offline, com o custo de uma solução de alta disponibilidade.
- Treinamento: Talvez seja necessário qualificar seu pessoal, preparando-os para gerenciar adequadamente o servidor.
- Backup e recuperação: Normalmente os provedores de hospedagem cobram separadamente pelo backup e proteção de dados.
- Custos de migração: Avalie quanto vai custar migrar sua aplicação para um novo servidor, ou para cancelar a sua assinatura.
- Custos com segurança: Alguns provedores oferecem ferramentas gratuitas de segurança contra ataques (como DDoS), mas a maioria cobra a parte para blindar seu servidor.
3. Requisitos do negócio
Você pode ter algumas necessidades especiais, de acordo com sua área de atuação ou atividade, como por exemplo:
- E-commerce: Acesso seguro a servidores dedicados e integridade de dados.
- Segurança: incluindo firewalls, proteção contra ataques DDoS ou a possibilidade de configurar uma VPN
- Alta disponibilidade: Cada minuto de um e-commerce fora do ar significa aumento de prejuízo.
- Recuperação de desastres: Melhor você se certificar da política de backups e recuperação. Esse é o tipo de coisa que não pode deixar para depois, ou você corre o risco de perder tudo lá na frente.
- Escalabilidade, tendo em conta o crescimento dos seus serviços web
- Serviços como e-mails e calendários: Avalie se o pacote de e-mail oferecido pela empresa de hospedagem vai te permitir economizar uma grana com serviços de e-mail.
- Gerenciamento de grandes arquivos: Com o tempo e o sucesso da sua empresa, talvez sua aplicação tenha que lidar com arquivos enormes (como backups da aplicação ou do banco de dados). Veja como a empresa de hospedagem dá suporte a essa situação.
Contrate hospedagem com quem entende do riscado
Se você procura um bom servidor dedicado ou compartilhado, nós temos uma sugestão. A Hostgator! É uma empresa com tradição em serviços de hospedagem, presente em todo o mundo. Ou seja, os caras tem conhecimento do assunto.
E a infraestrutura? Não tem igual: São vários datacenters aqui no Brasil e no exterior, prontos para hospedar sua aplicação.
Conheça o servidor dedicado da Hostgator, e tenha tranquilidade com seu host!
Resumindo
Escolher um servidor dedicado pode ser difícil por conta das muitas variáveis envolvidas na avaliação dos serviços. Por isso listamos vários itens que você deve levar em conta na hora de contratar um servidor dedicado, como tecnologia, custos e requisitos.
Tópicos relacionados
- servidor dedicado como funciona
- servidor dedicado comprar
- servidor dedicado como escolher
- servidor dedicado vantagens e desvantagens